Comemora-se no Plenilúnio de Touro (Lua Cheia do mês de Abril)
Os que aceitam a existência de um Deus Supremo, não têm nenhuma dificuldade em aceitar igualmente que existem numerosas formas de aproximar-se d´Ele. Cada uma das principais religiões mundiais, que surgiram através dos tempos em diferentes épocas e entornos humanos, tem um valor, uma energia e uma qualidade específicos para estabelecer na consciência humana.
Esta celebração representa certas idéias muito bem definidas e claramente assinaladas, e o oferecimento de uma grande oportunidade. As idéias que representa poderiam enumerar-se como segue:
Em primeiro lugar esta Celebração enlaça o passado com o presente como nenhuma outra. Representa uma verdade viva e uma oportunidade presente. Em seu mútuo serviço à raça, os Avatares produzem este enlace. Também fundem Oriente e Ocidente e unem numa totalidade, a tradição cristã, as crenças budistas e hindus e a aspiração de todos os crentes do mundo de hoje, ortodoxos e não ortodoxos. As distinções religiosas desaparecem.
Em segundo lugar, esta Celebração assinala o momento de máxima bendição espiritual no mundo. É uma época de uma chegada inusual de vida e de estimulação espiritual e serve para vitalizar a aspiração de todos.
Em terceiro lugar no momento da Celebração e mediante o esforço unido desses Avatares, trabalhando na mais estreita colaboração, se abre um canal de comunicação entre a humanidade e Deus, pelo qual o amor e a sabedoria do Mesmo Deus podem descer para um mundo expectante e necessitado. Falando simbolicamente, e recordando que os símbolos sempre velam uma verdade, poderia afirmar-se que na época da Lua Cheia, é como se subitamente, se abrisse de par em par uma porta que em outros momentos permanecesse fechada. Através dessa porta os aspirantes e discípulos podem contatar energias que, de outra forma, não estariam facilmente acessíveis. Através dessa porta pode realizar-se uma aproximação à verdade e à realidade e Aqueles que guiam a humanidade que não é possível em outros momentos. Ele está à disposição de todos quantos se encontram em ambos os lados da porta e cada vez o estarão mais.
Na atualidade, o mais necessário é desenvolver a intuição. Deve-se aprender a sentir a visão superior, a responder ao dia da oportunidade e a alcançar a relação superior de forma consciente, seja qual seja o preço para o ser inferior. Ao fazer isto, deverão recordar que o ser inferior, devido a sua natureza íntima e fechada, parecerá anormalmente atrativo e pode transcender-se só a um preço infinitamente elevado. Portanto, deve desenvolver-se a intuição grupal e o sentido de valores devem ajustar-se muito mais adequadamente, antes que possa estar à altura dos requerimentos e cumprir sua função, que é inaugurar a nova era. A descida da força espiritual, nesta Celebração tem como objetivo a estimulação da intuição dos discípulos agrupados, dos aspirantes e da gente de boa vontade.
As Forças de Iluminação estão especialmente ativas durante este período festivo. Emanam do centro cardíaco e estão relacionadas com a compreensão e a sabedoria divinas. Os Grandes Mestres Ascencionados constituem as expressões mais destacadas desta energia de amor-sabedoria.
As Forças de Iluminação afetam especialmente aos grandes movimentos educativos e aos foros de pessoas em todas as terras, assim como afetam a qualidade dos valores que se despregam através dos meios de comunicação de massas. Todas as formas de comunicação pública, os oradores, os escritores os comentadores e os trabalhadores sociais, terminam afetados por esta energia que flui à mente. A mesma consciência humana é atualmente receptora das energias de iluminação que introduzem novas idéias e influenciam os assuntos humanos em geral.