Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

 

CALENDÁRIO ANUAL

 

CURSOS E TREINAMENTOS

 

TEXTOS LIVRES

 

DOWNLOADS

 

 

 

 

 

 

 

 


CELEBRAÇÃO DA RENÚNCIA
CELEBRAÇÃO DA RENÚNCIA

Comemora-se no Plenilúnio de Peixes (Lua cheia de fevereiro)

 

O trabalho que podemos realizar cada mês com a energia, é o tema da alma que reside dentro do ser humano, do Princípio Divino e de seu gradual surgimento e liberação para uma plena expressão como influência controladora na vida cotidiana.

Para compreender essa possibilidade é necessário entender a premissa oculta básica de que “inclusive o mínimo átomo de substância contém em si aquilo que pode responder a um estímulo espiritual”. Quando acrescentamos a esta premissa o fato oculto, confirmado cientificamente na atualidade, de que tudo é energia, então descobrimos que toda a vida humana no plano físico consiste em uma espiritualidade inerente e potencial, sendo “a energia” o fator que pode estimular essa divindade em nós, passando de latência à potência.

As energias extra-planetárias disponíveis nestes Festivais de Lua Cheia são de origem cósmica e de aplicação universal e proporcionam a estimulação energética que a alma necessita em sua luta pela liberação e pelo controle da personalidade humana.

A era de Peixes desempenhou um grande papel no processo evolutivo em curso nestes últimos 2.000 anos sendo, portanto, a influência energética que governou esse período da história. O conhecido símbolo de Peixes é o dos dois pés enlaçados por um fio conector. Isto significa a união que existe entre a alma e a personalidade de um indivíduo. Durante sucessivas eras a alma é a prisioneira da personalidade. Gradativamente, sob o constante impacto da energia espiritual e, como resultado da experiência nos vales do caminho centrado na personalidade, cria-se a possibilidade de uma inversão que, à medida que se realiza, permite que a personalidade seja controlada pela alma.

O principal objetivo da Era de Peixes, atualmente em fase de finalização, e da influência do sexto raio, que está desaparecendo rapidamente, é a orientação da humanidade ao mundo dos valores superiores. Embora nunca haja existido um período em que esta orientação não tenha avançado regularmente, convém ressaltar que durante os últimos dois mil anos um processo de orientação muito mais elevado, raro e difícil foi sustentado ante a humanidade, e isso ocorreu pela seguinte razão: o quarto reino da natureza tem sido definitivamente atraído de forma ascendente para o emergente quinto reino, estimulando a retirada da atenção e do esforço humanos centrados nos três mundos, deslocando-os para a expressão no mundo superior da consciência da alma.

Também foi necessária a reorientação da atenção instintiva e da atenção intelectual, que são os principais fatores em desenvolvimento da percepção divina. Esta percepção pode ser instintiva, intelectual --e, portanto, humana-- e também espiritual, porém, as três são igualmente divinas, sendo este ponto freqüentemente esquecido.

A redenção da matéria, a elevação e a expansão da consciência são o propósito subjetivo da encarnação. O processo redentor libera a vida interna a um estado superior de consciência. Isto constitui, e tem constituído, a tarefa de todos os salvadores mundiais. Daí a aparição do Cristo como Salvador no início da Era de Peixes há dois mil anos. Ele estabeleceu os princípios sobre o que poderia basear-se o crescimento e o desenvolvimento necessários durante esse período.

A humanidade necessita construir o princípio egóico do amor, a faculdade da devoção e a capacidade de serviço e de auto-sacrifício. Estes aspectos foram destacados nos ensinamentos do Cristo e nos exemplos deixados na condução de sua própria vida. Ele exemplificou aquilo que ensinava, demonstrando assim a necessidade de que a teoria, ou a teologia, se convertesse em uma forma prática de vida cotidiana.

A energia liberada através do signo de Peixes e a que podemos acessar durante a meditação estimula nossa sensibilidade espiritual inata. Em suas etapas iniciais esta sensibilidade se encontra com sua freqüência polarizada psiquicamente, como uma força emocional intensamente egocêntrica.

Isto produz certa tendência ao fanatismo e a levar os ideais ou as idéias a tais extremos que se transformam em uma limitação e um obstáculo para o crescimento e para a libertação da alma. Temos contemplado os efeitos dessa tendência  no fanatismo religioso quando, por exemplo, exalta mais o instrutor que os ensinamentos, ou quando aprova o emprego da força e uso da tortura em nome da conversão religiosa.

Em uma volta mais elevada da espiral, a energia de Peixes gera a calides do amor e da compaixão, necessários para a salvação mundial e humana. Esta influência transforma a vida no reino humano.

A tendência ao psiquismo se transforma em perfeição e inspiração espiritual, a cobiça em renúncia, o instinto de sobrevivência em abnegado serviço mundial, a auto-piedade em compaixão, simpatia e compreensão divinas; a devoção e as necessidades pessoais em uma resposta sensível às necessidades da humanidade; o apego ao meio circundante e às situações pessoais em desapego da forma e capacidade de identificar-se com a alma.

Trata-se de qualidades e de valores que, todavia, temos que incorporar à nossa forma de vida à medida que deixamos para trás a Era de Peixes e adentramos na Era de Aquário, que é a era do servidor mundial e da irmandade universal. Tudo quanto é melhor e mais refinado de cada era da história humana, de cada etapa no longo caminho evolutivo, se converte na base de um novo crescimento. Nunca se perde ou se descarta algo de valor. O impacto regular da força de Peixes tem sido o que finalmente conduziu a humanidade, e o Discípulo mundial, às portas da iniciação.

Durante mais de 2.000 anos a influência de Peixes tem afetado a humanidade, produzindo a necessidade de um reajuste mundial, desenvolvendo o espírito internacionalista e  conduzindo a formação de grupos em cada setor da vida humana, colocando dessa forma o cimento para a futura síntese de Aquário.

Peixes introduz dois tipos dominantes de energia. A energia do primeiro raio de Vontade ou Poder e a energia do segundo raio de Amor e Sabedoria. Assim, o Propósito e o Plano vão sendo entretecidos na consciência da raça humana a fim de que esta os interprete e revele através do despertar de seu próprio coração e de sua mente. A fusão entre o coração e a mente cria um Salvador mundial ou um servidor mundial. E diz-se que a fusão do coração e da mente em um ser humano, assim como na vida planetária, é essencial para o processo evolutivo neste sistema solar.

A "salvação" da humanidade e o serviço ao Plano são os abnegados objetivos do discípulo influenciado pela energia de Peixes. Esta influência se implantou solidamente na consciência humana durante os últimos dois mil anos. Assim, o discípulo atual pode verdadeiramente dizer: “Abandono o lar de meu pai e, retornando, salvo”. Esta é a nota chave do discípulo em Peixes, que deveria constituir o pensamento semente para a meditação neste Festival.